Cais da Pedra tem carta renovada com clássicos de Henrique Sá Pessoa

O restaurante Cais da Pedra conta com uma das mais lindas vistas sobre o rio Tejo e é o ponto de encontro para a excelência da cozinha portuguesa e de cocktails muito apelativos! Fomos conhecer a nova carta que conta com alguns dos pratos mais icónicos da assinatura do chef estrelado Henrique Sá Pessoa. 

Com um imponente pé direito e uma sala de amplas dimensões, o espaço do Cais da Pedra é dominado pelos tons verdes e azuis que combinam com o enquadramento exterior. Recentemente renovada, a sala principal mantém a atmosfera industrial e cosmopolita, mas está agora mais acolhedora por conta das plantas e confortáveis sofás que criam recantos mais resguardados e cheios de personalidade.

À mesa estão os pratos mais aplaudidos do chef Henrique Sá Pessoa, num contexto descontraído e que convida à partilha, numa ementa que percorre algumas das principais influências na cozinha do chef, da herança gastronómica portuguesa às ligações à Ásia, onde se destaca os Croquetes de Novilho com queijo de cabra, Saladinha de Polvo com tomate e coentros, Ceviche de Corvina e ainda a Salada de Legumes grelhados com queijo de cabra e azeite de tomilho. Mas também ocupa lugar o Lombo de Bacalhau Confitado com Puré de grão e tomate confit, Bacalhau à Brás, Leitão confitado com puré de grelos e molho de pimenta, Magret de Pato ou Bochechas de Porco Alentejano com puré de batata doce, salteado de couves e bacon, entre outras sugestões.

No capítulo das sobremesas, há uma nova adição na carta, a Espuma de Pudim Flan, servida com gelado de pinhão e bolacha salgada – absolutamente imperdível – e também o Cheesecake estilo americano ou o Crumble de Maçã e Framboesas. “Estes são pratos de matriz portuguesa com o meu toque pessoal. Representam as minhas origens e a minha cozinha“, refere o chef Henrique Sá Pessoa, que além do Cais da Pedra acumula outras parcerias de sucesso com a Plateform, materializadas nas marcas ALMA (2* Michelin), Tapisco, Balcão (Gourmet Experience do El Corte Inglés), e HSP – Mercado da Ribeira.

Para acompanhar as criações de Henrique Sá Pessoa existem várias sugestões da carta de bebidas, desde os vinhos com referências nacionais e internacionais aos deliciosos cocktails. Estes últimos são criados por Fernão Gonçalves, chef executivo de bar da Plateform, e pela equipa de bar do restaurante, e têm tanto de apetitosos como de vibrantes e divertidos: On the Clouds com algodão doce, Apple Pie ou Bottled in Jalisco servido numa garrafa que chega à mesa num pequeno balde. E porque os dias quentes já chegaram, nada como uma refeição e um bom cocktail na esplanada, um verdadeiro ex-libris do Cais da Pedra com 50 lugares sentados e uma agradável vista para o rio. 

Mais info: www.caisdapedra.pt

By Carla Branco

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: