Tasquinha da Linda – O mar de Viana do Castelo

Quem passa por Viana do Castelo tem de passar pela “Tasquinha da Linda” para degustar um belo peixe fresco e marisco. Mas o que começou por ser uma pequena tasquinha – tal como o nome indica – é hoje um restaurante amplamente premiado e inserido no Guia Michelin, que prima pelo bom gosto e pela arte de bem receber os seus clientes. 

À conversa com Deolinda Ferreira, proprietária do espaço, percebo que é uma verdadeira força da natureza, com espírito de equipa e liderança e uma paixão enorme pelos detalhes e por tudo o que envolve o restaurante, ao mais ínfimo detalhe. Não só é a autora dos maravilhosos pratos que aqui degustamos, como também gosta de decorar todo o espaço com peças de família e objectos que lhe são muito próximos, como se da sua casa se tratasse. E julgo que esta é mesmo a casa da Linda e aqui somos recebidos de braços abertos.

Este era um antigo armazém de pesca que agora está recuperado e serve peixe e marisco de enorme qualidade. Ao entrarmos, avistamos de imediato uma montra de peixe / aquário de marisco onde a frescura está patente. A sala envidraçada permite-nos contemplar o porto de pesca e respectivos barcos que vagueiam junto do Castelo de Santiago da Barra.

Começamos com tentadoras entradas: rissóis de camarão e bolas de bacalhau (ambos produzidos de forma caseira), amêijoas à Bulhão Pato, polvo à galega e polvo com molho verde. Segue-se um suculento arroz de lavagante e terminamos com a boa doçaria. Destaque para a Tarte da Avó, Crumble de Chocolate ou as famosas “Lindinhas” – uma receita familiar confeccionada com massa folhada, doce de ovos e amêndoa. Mas há muitos outros pratos para provar: cataplanas, peixe na brasa, sapateira recheada, pimentos Padrón, camarão da costa ou arroz de tamboril. 

Recheada é também a garrafeira da casa, que aposta em rótulos de qualidade e de grande diversidade. Um serviço atento e cordial, o respeito pelos ingredientes, pelas tradições e receitas que passam de geração em geração e que nos transportam directamente para um mar de sabores e para toda a sua riqueza. Uma história de vida que se cruza com uma gastronomia de excelência. 

Mais info: www.tasquinhadalinda.com

By Carla Branco

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: